Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

Líquido nas refeições: beber antes, durante ou depois?


Essa é uma dúvida que sempre me perguntam, então decidi esclarecer de uma vez por todas. Mas antes de responder essa pergunta, é importante entender todo o processo da digestão, já que é justamente neste momento que faz diferença ingerir líquido nas refeições.

Quando mastigamos os alimentos, a digestão começa já na boca, com algumas enzimas que estão na saliva. Quando mais se mastiga, mais enzimas são incorporadas, então um alimento bem mastigado não precisa de qualquer tipo de líquido para ser engolido. Se essa é a sua desculpa, não vai colar mais, basta mastigar direitinho!

Mas calma, eu vou te explicar melhor, claro! Acompanhe o artigo comigo:

A importância de mastigar
jpg

A mastigação é eficiente para deglutir alimentos porque já incorporou líquido salivar suficiente para deslizar a comida até o próximo destino. O grande problema é que com a rotina super atribulada, as pessoas se alimentam rápido demais e não prestam atenção em como estão mastigando e procuram o auxílio de bebidas para “empurrar”. A partir disso é que se criou o hábito do líquido nas refeições.

O problema é que esses líquidos atrapalham a ação das enzimas, que eu mencionei ali em cima, o que vai demandar mais ácido do estômago para ajudar na digestão e as consequências disso podem ser prejudiciais.

Você quer saber se líquido nas refeições engorda, né?


Te digo que o líquido nas refeições altera o nosso centro regulador da fome e da saciedade. Você já ouviu dizer que dilata o estômago? Na verdade, o peso do líquido misturado com o alimento faz com que a parede estomacal, que é flexível, sofra uma distensão e a mensagem que o seu cérebro recebe é a de que cabe mais comida.

Se você costuma sentir a sensação de estufamento e peso em menos de 10 minutos do fim da refeição, sabe do que estou falando, porque é bem comum nesses casos. Gases, flatulência e azia também podem fazer parte desse cenário e podem simplesmente desaparecer quando se cria o hábito de não ingerir mais líquido nas refeições.

Vale ressaltar que aquilo que você bebe também está diretamente ligado às calorias que consome. Se você ingerir refrigerantes ou bebidas com muito açúcar, bebidas alcoólicas e sucos, vai receber muito mais caloria do que deveria, aliado à tudo que eu disse acima.

Mas então, que horas beber?


Aquela velha história de esperar 1 horaapós o fim da refeição para beber alguma coisa é válida. Ou, no caso, beber 30 minutos antes, também. Lembre-se que a hora de comer não é o momento de “matar a sede” e o hábito de se hidratar ao longo do dia e fora das refeições é muito importante para diminuir essa “necessidade”.

Como evitar líquido nas refeições?


Eu tenho uma dica para isso! Coloque apenas “dois dedos” de água no copo. Toda vez que você for buscar esse copo, seu cérebro vai pensar que você só tem aquela pequena quantidade de líquido para acompanhar o prato que ainda está cheio, assim, você vai acabar adiando a decisão de beber. Isso vai te ajudar a prestar mais atenção à mastigação e depender cada vez menos do líquido nas refeições.

Espero que este artigo tenha esclarecido essa dúvida super comum. Conte comigo no auxílio por mais qualidade de vida e um emagrecimento saudável. Fique de olho aqui no blog e nas redes sociais para acompanhar mais informações, novidades e curiosidades sobre esses assuntos.

Grande Abraço,

Dr. Moacir Rosa
Compartilhe: